quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dicas de segurança para Copa do Mundo

A um dia do início do maior campeonato mundial de futebol do planeta, a preocupação com a segurança de torcedores e moradores da cidade levou a AME JARDINS – Associação de Moradores dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano – a solicitar ao vereador Coronel Camilo, ex-comandante da Polícia Militar de São Paulo, dicas de como evitar problemas nas ruas, no transporte público, na rua e no trânsito.

As orientações são importantes e podem ser utilizadas até mesmo por quem não vai assistir ao jogo de amanhã (12/6), entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, que marca a abertura da Copa.

Um dos conselhos do Coronel Camilo diz respeito às festas abertas ao público, nas quais sempre há “ações de oportunistas”. Para ele, ao chegar aos locais dos eventos, é importante identificar onde estão os postos policiais, da segurança e as vias de acesso, bem como só utilizar o celular se tiver certeza de estar em um lugar seguro. Em qualquer situação, aliás, a dica é não usar joias nem ostentar objetos de valor.

Na hora de utilizar metrô e trens, a orientação é manter bolsas e mochilas à frente do corpo; guardar carteiras e celulares na bolsa ou nos bolsos da frente da calça. Em situação de perigo, é importante alertar os seguranças do metrô ou os demais usuários.
                     
A AME JARDINS e o Coronel Camilo também alertam para nunca deixar as crianças sozinhas. Ao sair com eles, é necessário identificá-las com pulseiras, nas quais constem nome dos pais, telefone e endereço da casa ou do hotel. Os pequenos devem ser instruídos a não dar atenção a estranhos. A polícia sempre deve ser procurada em caso de eventuais problemas.

Para as pessoas que não são da cidade, um bom conselho, antes de sair para visitar pontos turísticos ou ir ao estádio, é buscar informações sobre o que fazer e como chegar e informar-se sobre os locais públicos que, em datas comemorativas, só permitem circulação de pedestres.


Outras dicas do Coronel Camilo estão voltadas a quem está usando o carro. A orientação é sempre transitar com vidros levantados e portas travadas, principalmente nos congestionamentos. É importante evitar quaisquer situações de desatenção, que ocorrem, por exemplo, quando se usa o celular. Na hora de parar o carro, não se deve dar a chave do veículo e ‘flanelinhas’ ou guardadores de rua, mesmo conhecidos, pois há quadrilhas especializadas em usar estas pessoas para conseguir cópia ou clonar uma chave. Também é importante ter certeza de que manobristas de bares, restaurantes e de eventos estão realmente ligados à empresa.