sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Satisfação do consumidor com indústria automobilística cai em agosto e chega a 58,6%


Pela primeira vez desde maio deste ano, a satisfação do consumidor com a indústria automobilística registra queda. Em agosto, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor deste setor foi de 58,6%, contra os  63,5% verificados em julho. Medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola e global chief digital officer da Rapp, Ricardo Pomeranz, o INSC, que avalia o que o consumidor pensa de 96 empresas de 24 setores, fechou o mês com 55,8%, retração de 2,2 pontos percentuais em relação a julho.

A qualidade do carro nacional – o INSC analisa as quatro maiores montadoras do País: Volkswagen, Fiat, GM e Ford – foi o destaque negativo de agosto. O tópico representou 90% dos posts encontrados. As reclamações sobre as mudanças apresentadas nos modelos 2013 não agradaram o consumidor. Um vídeo postado no YouTube por um mecânico, com mais de 20 mil visualizações, detalha a falta e o preço abusivo de peças para reposição. Ao mencionar estes fatos, os clientes também comentaram sobre a baixa qualidade dos carros brasileiros diante dos importados e reclamaram dos preços altos praticados no País.

Outro fato que gerou repercussão negativa foi a intervenção do governo para impedir demissões em uma montadora. De acordo com os comentários, os consumidores não veem com bons olhos essa ingerência, embora tenham afirmado que a responsabilidade por isso não é das montadoras, mas do próprio governo.