sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor chega à 6ª edição com poucas variações na avaliação dos clientes de 43 empresas de 5 setores da economia


Medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola e global chief digital officer da Rapp, Ricardo Pomeranz, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) chega à 6ª edição, atingindo em setembro 60,7% na avaliação dos clientes de 43 empresas de cinco setores e dez sub setores da economia brasileira.

Entre abril e setembro, a satisfação dos consumidores com estas empresas variou de 63,4% (maior índice) em abril a 60% (menor avaliação) em junho. Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC registrou as maiores variações, no período, com o setor de informação, representado pelas empresas de Telecom Vivo, Oi, Tim me Claro. Em julho, o índice foi o mais baixo (39,7%) e o mais alto foi em maio (50,6%), uma variação de mais de 10 pontos percentuais. Na sequência, registra-se a satisfação com o setor financeiro, representado pelos bancos Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil. Em setembro, o índice foi o mais baixo (46,6%) e o mais alto foi no mês anterior, quando fechou em 55,6%.

Desde o início do levantamento, o único sub setor a manter-se, em todas as edições, com satisfação superior a 80% foi o de personal care – representado pelas empresa Natura, Avon, Johnson & Johnson e Unilver. Com uma variação um pouco maior – 8,9 pontos percentuais entre abril e setembro –, mas bastante positiva, está o sub setor de bebidas, cujos índices variaram de 79,6% em abril e 88,5% em agosto. A análise leva em conta a avaliação de Ambev, Schincariol, Coca-Cola e Pepsi.